Esta é a bola da vez

Chia está lotada de ômega-3, cálcio, fibras, ferro e diversos outros nutrientes

Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia,  encontrada no sul do México, está prometendo um caminhão de vantagens para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o nutriente também pode ser um grande aliado da dieta. Está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo em cápsulas, e a farinha ou o grão são opções de fácil acesso no mercado, mas atenção para saber adquirir boas marcas deste poderoso produto “A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Em cápsulas, a chia já vem com a dose certa na sugestão da embalagem para sua necessidade diária. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica – são 164 calorias por porção da semente. Confira tudo o que essa dose em cápsulas diária pode fazer pela sua saúde!

Efeito tira-fome

A semente de chia é rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis. A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, conta que essas fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Enquanto a aveia possui 9,1g de fibras a cada 100g do grão, a chia tem 13,6g de fibra. “Ela também proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de ‘gel’ que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento“, explica.

Ômega-3, o amigo do coração

É, sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. É claro que quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém, de acordo com as nutricionistas, em alguns casos a chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão. De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, esta gordura do bem é responsável por afastar de perto as doenças cardiovasculares. Ela reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina. “Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial”, completa a nutricionista. Além de todos esses benefícios, o ômega-3 é importante para fortalecer o sistema neurológico, além de evitar depressão e aumentar a absorção de nutrientes.

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Pote por apenas R$ 13,90 na Farmacia Saúde & Beleza: Rua Espiridião Noronha, 1270, centro de Itabaiana. Fone/Zap: 9 9983 4028

Veja o poder da Chia:

Mais cálcio que o leite

Mais ferro que o espinafre

Proteínas para os músculos

Magnésio para o cérebro

Vitamina para os olhos

Potássio contra câimbras

Vitaminas do Complexo B

Manganês para o crescimento dos ossos

Rica em zinco, importante para o paladar e o olfato

Potente em cobre, combatendo os radicias livres, que evita várias doenças

Antioxidantes

A chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer.

Da redação.