Neste sábado, Confiança 1 x 0 Fortaleza/CE. Foto: portal infonet

O Campeonato Brasileiro da Série D começa neste domingo, dia 12 de julho. Os 26 estados do país e o Distrito Federal têm representantes na competição. Ao todo, 40 clubes lutam por quatro vagas na Série C. A disputa será em cinco fases. Na primeira, os clubes formam oito grupos de cinco equipes, onde se classificam dois em cada. As quatro etapas seguintes são eliminatórias. O campeão de 2015 e os classificados para a Série C serão conhecidos no dia 11 de novembro.

Transmissão pela TV

Pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro da Série D será transmitido por uma emissora de TV. A parceria entre a CBF e o canal Esporte Interativo é a responsável por esse novo momento. 

– Sabemos que a Série D mexe com torcidas do país inteiro e ganha maior divulgação com os jogos no Esporte Interativo. Agora, temos partidas televisionadas nas quatro séries do Campeonato Brasileiro – destacou o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores.

Número de participantes por região:

Norte – 7 clubes: Interporto (TO), Nacional (AM), Náutico (RR), Remo (PA), Santos (AP), Vilhena (RO) e Rio Branco (AC).

Sudeste – 9 clubes: Botafogo (SP), Caldense (MG), Duque de Caxias (RJ), Villa Nova (MG) Volta Redonda (RJ), Red Bull Brasil (SP), Resende (RJ), Rio Branco (ES) e São Caetano (SP).

Centro-Oeste – 6 clubes: Aparecidense (GO), Comercial (MS), Crac (GO), Gama (DF), Goianésia (GO) e Operário (MT).

Sul – 6 clubes: Foz do Iguaçu (PR), Internacional (SC), Lajeadense (RS), Metropolitano (SC), Operário (PR), e Ypiranga (RS). 

Nordeste – 12 clubes: Central (PE), Colo Colo (BA), Coruripe (AL), Estanciano (SE), Globo (RN), Guarani (CE), Serra Talhada (PE), Serrano (BA), Imperatriz (MA), Treze (PB), Campinense (PB) e Ríver (PI).  

Últimos campeões da Série D: 

2014 – Tombense – Minas Gerais

2013 – Botafogo – Paraíba

2012 – Sampaio Corrêa – Maranhão

2011 – Tupi – Minas Gerais

2010 – Guarany de Sobral – Ceará

2009 – São Raimundo  –  Pará

Clube Sergipano faz estréia em competição nacional

O Estanciano estréia logo mais às 16h00 recebendo o Treze da Paraíba não no Francão, e sim no Batistão em Aracaju. A partida terá transmissão da Rádio Jornal 540 com toda a equipe do Magá que neste sábado(11), cobriu a vitória do Confiança diante do Fortaleza por 1 x 0,  jogo que decretou a queda da invencibilidade dos Cearenses, ainda líderes do grupo com 16 pontos. O time sergipano foi a 09 pontos na classificação. O gol foi do meia Almir Dias no início do 1º tempo.

Da redação, Roberto Carioca com o apoio de informações do site da CBF.