Alimentos fonte de Luteína e Zeaxantina

(valores para uma xícara do alimento)

Alimento                Quantidade em miligramas

  • Couve cozida                        23.7
  • Espinafre cozido                  20.4
  • Espinafre cru                        3.7
  • Repolho cozido                    14.6
  • Nabo cozido                         12.2
  • Ervilhas em conserva       2.2
  • Milho em conserva              2.2
  • Brócolis cozido                    1.7
  • Alface crua                            1.3
  • Cenouras cozidas               1.1
  • Vagem cozida                      0.8
  • 2 ovos grandes                    0.3

Fonte: USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 22 (2009)

Efeitos colaterais da Luteína?

Não há registros de efeitos colaterais tóxicos pela ingestão de luteína ou zeaxantina. O que pode ocorrer, em casos de pessoas que comem grandes quantidades de cenouras ou frutas cítricas amarelas e verdes, é o desenvolvimento de uma coloração amarelada inofensiva da pele chamada carotenemia. Embora tal coloração possa ser um tanto alarmante e muitas vezes confundida com icterícia, ela desaparece logo que cessado o consumo destes alimentos ricos em carotenoides. A carotenemia também pode estar associada ao excesso de consumo de suplementos nutricionais ricos em carotenoides.

A luteína é um dos dois principais carotenoides encontrados na pigmentação colorida do olho humano. A cor serve como um filtro de luz e protege os tecidos do olho contra danos causados pela luz solar.

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Além de estar presente nos tecidos e no plasma dos olhos, a luteína juntamente com outro carotenoide chamado zeaxantina, também compõe a pele, o colo do útero, o cérebro, a mama e o sangue. A luteína não é produzida pelo nosso organismo e tem que ser ingerida através dos alimentos ou na forma de suplementos. Vamos entender a seguir mais detalhes sobre o que é a Luteína, para que serve exatamente e mostraremos os benefícios buscados por quem suplementa.

A luteína ocorre naturalmente e de forma abundante em frutos, legumes, folhas verde-escuro e gemas de ovo. Ela é altamente concentrada na mácula do olho, e também é encontrada em quantidades menores na retina e no nervo ótico. Para muitos médicos e nutricionistas a luteína é tida como “a vitamina olho”. Em conjunto com outros antioxidantes ela ajuda a evitar doenças oculares incluindo a degeneração macular relacionada à idade, a catarata e a retinite pigmentosa – um distúrbio hereditário que causa a degeneração da retina.

Atualmente a luteína também é encontrada na forma de suplementos em cápsulas em diferentes concentrações e sem efeitos colaterais perigosos registrados.

Mas o que é um carotenoide?

Chamamos de carotenoides os pigmentos que ocorrem naturalmente nos vegetais. Eles são geralmente vermelho, laranja ou amarelo. Os carotenoides são seguros e por isso são usados ​​extensivamente como corantes para alimentos e cosméticos.

Produto disponível na Farmácia Saúde & Beleza, Rua Esperidião Noronha, 1270, centro de Itabaiana. Contatos, inclusive pelo zap: 99983-4028.

Na natureza eles são essenciais para o crescimento da planta e o processo da fotossíntese, e são uma fonte principal de vitamina A na dieta nos seres humanos, associado à redução do risco de várias doenças crônicas.A luteína, um antioxidante que pode desempenhar um papel importante no olho e saúde da pele é encontrada em alimentos como vegetais verde-escuros e ovos. Antioxidantes são substâncias químicas em seu corpo que defendem as células saudáveis ​​dos danos causados ​​pelos radicais livres destrutivos. Suplementos de luteína também estão disponíveis, e estes não têm conhecidos efeitos colaterais perigosos. Converse com seu médico para saber mais sobre os benefícios à saúde ​​da luteína e de outros antioxidantes.

Luteína e a saúde da Pele

De acordo com a Medical News Today, a luteína pode ajudar a melhorar a hidratação e elasticidade da pele. A atividade antioxidante da luteína pode, potencialmente, ajudar a prevenir o dano oxidativo a sua pele. A luteína também ajuda a proteger os lipídios, óleos e gorduras em sua pele de peroxidação. Embora muitas pessoas tomem suplementos de luteína em benefício de sua saúde da pele, a luteína pode também ser bom para sua pele quando aplicado como um creme tópico ou pomada. A luteína também pode ajudar a proteger a pele dos danos causados ​​pelos raios UV do sol e poluentes encontrados no ar.

Luteína para prevenir a degeneração macular

A luteína é encontrada em quantidades relativamente altas em seus olhos, onde podem desempenhar um papel importante na manutenção da saúde dos olhos. À medida que envelhecemos, os níveis de luteína tendem a diminuir no olho, especificamente em uma parte do olho que ajuda a focalizar a luz conhecida como a mácula. Níveis mais baixos de macular luteína são associadas com a degeneração macular, uma doença ocular relacionada com a idade que geralmente provoca perda de visão. Segundo a Macular Degeneration American Foundation, aumentando os níveis de luteína em sua dieta, ou tomar suplementos de luteína, pode ajudar a prevenir e tratar a degeneração macular.

Benefícios cardiovasculares da luteína

A luteína está presente no soro sanguíneo, onde podem ter efeitos antioxidantes para promover a saúde cardiovascular. Antioxidantes como a luteína pode ajudar a prevenir a peroxidação de gorduras e colesterol no sangue, reduzindo assim a formação de placas nas artérias. Um estudo publicado na edição de “Circulation” 2001 revela potencial papel da luteína para ajudar a prevenir o espessamento das paredes das artérias que formam a base para a aterosclerose. A luteína também pode ajudar a diminuir a progressão da aterosclerose.

Onde encontrar luteína

É possível encontrar luteína em vegetais como espinafre, couve-flor, ervilha, brócolis e em alguns frutos como laranja, mamão, pêssego e kiwi, além de gema de ovo.

Para conseguir uma quantidade maior de luteína, ou para quem não consegue incluir estes alimentos em sua dieta diária, existem suplementos de luteína no mercado. Para quem procura uma loja  que venda suplemento de luteína, eu recomendo a Sidney Oliveira, que tem uma éxcelente opção neste sentido.

Da redação.