A tabela básica da Série D do Campeonato Brasileiro já foi divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na tabela, não constam nomes de clubes, apenas dos estados e a distribuição das vagas para cada federação. A competição começa dia 12 de junho e a prevê rodadas apenas aos domingos. Este ano, são 68 times com o acesso confirmado aos quatro primeiros. As finais estão marcadas para 25 de setembro e 2 de outubro.
 
São 17 grupos com quatro times em cada. O primeiro de cada chave avança e a segunda fase será completada com os 15 melhores segundos colocados totalizando 32 classificados. Com o aumento de participantes, para conseguir o acesso, o time terá que passar por três eliminatórias.
 
Na fórmula anterior, eram duas. A fase classificatória e as duas primeiras etapas do ‘mata-mata’ serão regionalizadas. A partir do terceiro mata-mata, decisivo para o acesso, este critério foi modificado.

 
 
O tremendão, a pedido de sua diretoria, irá estreiar fora na rodada de abertura, em virtude da realização da Festa do Caminhoneiro, nos dias 10, 11, 12 e 13 na cidade, evento marcante que também terá transmissão da Rádio Princesa FM, com Roberto Carioca, Édson Martins e equipe.
 
Da redação, Wílson Botafogo.